Trabalhadores da Hutchinson lutam por aumentos salariais

hutchinson1Os Trabalhadores da Hutchinson Porto e o seu sindicato estiveram reunidos em Plenários, para analisar os aumentos salariais aplicados de forma administrativa pela empresa.

Os plenários realizados registaram uma elevada participação e evidenciaram um enorme descontentamento face aos aumentos aplicados e a ausência de respostas ao conjunto de reivindicações que constam do Caderno apresentado e aprovado pelos Trabalhadores e decidiram por unanimidade avançar com esta concentração à porta da empresa.

Na resolução aprovada, os trabalhadores afirmaram:

Hoje aqui estamos, em luta por melhores salários e por uma resposta efetiva as justas reivindicações dos trabalhadores.

Hoje reafirmamos que não aceitamos esta política de baixos salários que nos querem impor, que de uma maneira geral são absolutamente miseráveis, ainda mais se tivermos em conta que a empresa tem vindo a faturar milhões nos últimos anos.

Hoje reafirmamos que não aceitamos continuar a perder poder de compra, que o aumento salarial não tem acompanhado no mínimo a evolução do Salário Mínimo Nacional e que por este andar, não tarda seremos todos trabalhadores de salário mínimo e que mesmo trabalhando e dando o melhor de nós todos os dias em prol da empresa não saímos do limiar da pobreza.

Hoje reafirmamos e lembramos que nós trabalhadores temos estado sempre disponíveis e compreensivos às necessidades da empresa, mesmo durante a Pandemia, que são exemplo e convêm não esquecer, o recurso a férias mesmo num período em que não eramos obrigados a aceitar, aceitação de banco de horas e Lay off, e chegados a esta altura vemos que todo esse nosso esforço é em vão e que não está a ser devidamente reconhecido.

Nunca é demais lembrar que os Trabalhadores, a Comissão Sindical e o Sindicato, ao longo destes anos têm tido uma postura de diálogo entre as partes, contribuindo desta forma para o necessário e desejável clima de Paz Social, tão importante para o normal funcionamento da Empresa, mas que perante esta falta de reconhecimento e valorização dos trabalhadores, não nos resta outra alternativa que não seja encetar outras formas de luta.

É tempo de dizer basta!

Por tudo isto, os trabalhadores da Hutchinson Porto, presentes nesta concentração em frente à empresa, realizada em 13 de maio de 2021, decidem:

- Exigir aumentos salariais dignos e justos em valores nunca inferiores a atualização do Salário Mínimo para todos os trabalhadores.

- Exigir respostas concretas ao conjunto de reivindicações que constam do caderno reivindicativo apresentado pelos trabalhadores, nomeadamente, o seguro de saúde para todos os trabalhadores e não só para alguns, o suplemento de antiguidade e o dia de aniversário do trabalhador.

Face ao exposto, os trabalhadores da Hutchinson Porto responsáveis que são e conscientes que a empresa têm todas as condições para atender positivamente às suas reivindicações, pretendem que se dê início a uma verdadeira negociação entre as partes e decidiram juntamente com o seu Sindicato, levar a cabo já em junho próximo a realização de plenários, onde se até lá não houver desenvolvimentos, os trabalhadores irão discutir e encetar novas formas de luta.

Fonte: SITE Norte