Trabalhadores denunciam à Heineken discriminação salarial em Portugal

Sindicato recusa acordo da associação patronal e UGT na NovadisOs Trabalhadores da NOVADIS, enviaram à HEINEKEN NV, em Amsterdão, uma carta onde denunciam, à casa mãe, a prática de discriminação salarial geográfica em Portugal. Enviaram também denúncia à CITE, solicitando intervenção.

Na carta que redigiram, enviada pelo seu Sindicato, os Trabalhadores expõem aquilo que consideram ser um atropelo à Constituição da República Portuguesa, que é o facto de os motoristas de distribuição do Grande Porto receberem, de salário, cerca de menos 150 euros que os seus iguais em Lisboa.

Nesta denúncia, em que apelam ao acionista único da SCC que interceda na resolução do problema, os Trabalhadores realçam ainda o facto de a situação representar enorme incoerência com o que a empresa publicita internamente, com documentos publicados, dando conta de que “o respeito pela igualdade e não discriminação constitui um dos pilares em que assenta a política de direitos humanos, que integra o código de conduta do Grupo Heineken”, em que a própria empresa refere que “para trabalho igual ou de valor igual, qualquer modalidade de retribuição variável, nomeadamente a paga à tarefa, seja estabelecida na mesma unidade de medida, e a retribuição calculada em função do tempo de trabalho seja a mesma”.

Também hoje, o SINTAB enviou denúncia desta discriminação à CITE, solicitando intervenção.

Desde agosto de 2020 que o SINTAB tem solicitado a regularização de diversas situações consideradas ilegais, de onde sobressai também a imposição do recurso ao banco de horas por aplicação abusiva, aos Trabalhadores, de uma contratação coletiva penosa acordada a preceito com a UGT.

A empresa NOVADIS pertence ao grupo SCC Heineken, e é responsável, a nível nacional, pela distribuição, assistência técnica e vendas das marcas do grupo, de onde se sobressai a cerveja SAGRES.

FONTE: SINTAB