Despedimentos no Hospital de Faro no serviço de alimentação

algarve sepFoi com espanto e preocupação que este sindicato tomou conhecimento que o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), entidade pública tutelada pelo Ministério da Saúde, que detém a concessão do serviço de alimentação nas unidades do Serviço Nacional de Saúde da região, está a despedir trabalhadores, nomeadamente, no serviço de alimentação do Hospital de Faro, alguns a prestar serviço naquela unidade hospitalar à vários anos.

Algumas Empregadas de Distribuição Personalizada, que fazem a distribuição das refeições aos doentes e que têm vínculos de trabalho precários, mas que são essenciais ao funcionamento daquele serviço, estão a ser confrontadas com comunicações do SUCH para fazer cessar os seus contratos. Esta situação é incompreensível em qualquer altura, mas ainda mais no actual momento de combate à actual epidemia causada pela Covid-19, quando estes serviços já se encontravam em grandes dificuldades devido ao número insuficiente de trabalhadores necessários para responder às necessidades dos utentes e profissionais e aos direitos dos trabalhadores.

O sindicato já está a acompanhar a situação e a dar apoio a estas trabalhadoras, nomeadamente, no plano jurídico. Além disso, o sindicato irá pedir explicações sobre esta situação inaceitável às administrações do SUCH e do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, bem como ao Governo.

FONTE: SINDICATO DE HOTELARIA DO ALGARVE