A larga maioria dos trabalhadores da FNAC vai ser aumentada para o Salário Mínimo Nacional

fnacOs trabalhadores da FNAC com mais de 8 anos de empresa vão receber o Salário Mínimo Nacional como ordenado base, muitos deles pela primeira vez na vida.

Depois de ser anunciado o Salário Mínimo Nacional para 2021, o CESP pediu uma reunião com os recursos humanos da FNAC para se falar do caderno reivindicativo dos trabalhadores da empresa.

Entre vários assuntos, pedia-se um justo aumento de ordenado para todos os trabalhadores, visto que em 2020 não houve nenhuma actualização dos seus salários, tirando os trabalhadores que já anteriormente ganhavam o ordenado mínimo.

Em 2020, os trabalhadores que tinham 6 anos de casa ficaram a receber o salário mínimo.

Este ano o problema alastra-se para os que estão a trabalhar há mais de 8 anos.

É verdade que o País está a passar uma crise pandémica e económica.

Para agravar, o número de trabalhadores nas lojas foi reduzido.

Portanto, para aqueles que estão a trabalhar, o trabalho é a dobrar ou a triplicar, os riscos de doenças derivadas ao trabalho extra e agora à COVID-19 aumentam e, no entanto, o ordenado base é o mínimo.

É-nos pedido polivalência, responsabilidade, compromisso, etc., mas pelo preço mais baixo do mercado.

Relembramos que existem também directores, responsáveis de departamento, assistentes de logística, assistentes de serviço ao cliente que também não são aumentados há muitos anos.

É verdade que a FNAC tem uma política de prémios beneficiando os trabalhadores que vendem muitos serviços, em alguns casos, os prémios são de valor elevado, mas nem todos têm acesso a eles, como por exemplo, os nossos colegas do armazém de Alverca, mesmo nas lojas nem todos os trabalhadores estão direccionados para a área de vendas.

A estrutura sindical vai avançar com plenários em todas as lojas e armazéns no território nacional, para os trabalhadores decidirem as formas de luta contra esta injustiça.