Situação dos trabalhadores do Lar de Marvila ainda sem resolução

Situação dos trabalhadores do Lar de Marvila ainda sem resoluçãoA Ministra do Trabalho e o Provedor da Santa casa de Misericórdia de Lisboa ainda não cumpriram com a sua palavra na garantia de postos de trabalho dos trabalhadores do Lar de Marvila.

Informação do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços:

O CESP tomou conhecimento de várias denúncias dos trabalhadores do Lar de Sta. Maria de Marvila, de que a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) não estaria a honrar os compromissos acordados com o CESP, na reunião realizada no passado dia 25 de Agosto, onde esteve também presente a vogal da Segurança Social.

Após vários contactos com o gabinete da Ministra do Trabalho, Dr.ª Ana Mendes Godinho, não obtivemos qualquer resposta, demonstrando uma clara falta de consideração às preocupações dos trabalhadores e para os compromissos assumidos com estes.

Após várias tentativas de contacto conseguimos falar com o Provedor da SCML, Dr. Edmundo Martinho, e confrontamos este com o facto de estarem a ser feitos contratos a termo incerto, não garantindo o vínculo estável que tinha sido prometido anteriormente.

O Sr. Provedor, transmitiu ao CESP a garantia de que todos os trabalhadores que se mostrem interessados, irão ingressar na SCML até ao final do mês de Outubro com contratos de efectividade.

Acrescentou ainda que os trabalhadores que têm estado a assinar contratos de trabalho a termo incerto, para fazer face às necessidades temporárias da SCML, estão num processo paralelo, mas também serão enquadrados como trabalhadores efectivos na SCML.

Os trabalhadores e o CESP esperam que a Sr. Ministra do Trabalho e o Sr. Provedor honrem a palavra dada, garantindo o vínculo de trabalho estável, acabando com as incertezas e angústias vividas por estes trabalhadores desde Junho de 2020.