Dia Mundial dos Correios: Trabalhadores estão de parabéns, apesar da má gestão privada

ctt correio carteiroHoje é Dia Mundial dos Correios. Os trabalhadores dos correios portugueses estão de parabéns pelo seu empenho, esforço, dedicação, resistência e profissionalismo, apesar da pandemia; apesar das deficientes condições de trabalho; apesar da má gestão privada dos CTT; apesar do vergonhoso 0% de aumento dos salários.

Comunicado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações:

DIA MUNDIAL DOS CORREIOS
OS TRABALHADORES DOS CORREIOS PORTUGUESES ESTÃO DE PARABÉNS!

Antes e durante a Pandemia provocada pelo COVID-19, o seu empenho, esforço, dedicação, resistência e o profissionalismo com que têm colmatado efeitos nocivos e perniciosos da má gestão
privada dos CTT - nomeadamente na prestação em más condições do Serviço Postal Universal merece, sem qualquer dúvida, um forte aplauso de todos(as) os(as) Portugueses(as).

Lamentável que ao invés de reconhecer todas essas qualidades, a gestão:

• Não seja capaz desse reconhecimento chegando ao ponto de propor um vergonhoso aumento de 0% em 2020;

• Desperdice o know how de quem percebe de correios dedicando-se a pressiona a saída antecipada de técnicos/trabalhadores;

• Ao invés de contratar os trabalhadores em número suficiente, tem andado sobrecarregar os trabalhadores que restam na rua e nos balcões;

• Tenha vindo a fazer decrescer a qualidade da prestação do Servi o Posta Universal a níveis inaceitáveis deixando aos trabalhadores o darem a cara.

Comemora-se hoje o Dia Mundial dos Correios. Foi como tal declarado pelo Congresso da UPU — União Postal Universal realizado em Tóquio, no Japão. no ano de 1969. O dia escolhido, o 9 de Outubro, é o da criação da UPU (de que Portugal é Pais Fundador). em Berna. no ano de 1874.

Decidiu aquele Congresso da UPU criar o Dia Mundial dos Correios como forma de consciencializar pessoas e instituições sobre o papel dos correios na vida dos povos. Consciencializar portanto os homens e mulheres sobre a importância do Sector Postal na sua vida diária e o seu papel no desenvolvimento e coesão social, económica e territorial de todos os países e de cada país em particular. Reconhecia-se assim a importância da mais antiga e mais eficiente "network" de comunicação. Estava-se em 1969, os Serviços Postais pertenciam aos Estados, implementava-se e estudava-se uma maior qualidade na sua prestação e tinham como fim a satisfação das necessidades dos cidadãos no que respeitava à comunicação.

Em Portugal os Serviços Postais eram então prestados pela Direcção Geral dos Correios Telégrafos e Telefones que, no final desse ano, foi transformada na primeira Empresa Pública portuguesa. os CTT — Correios e Telecomunicações de Portugal, E.P.. Os CTT, ou os "CORREIOS", como sempre foram designados com respeito e carinho pelos portugueses, eram então um dos melhores Serviços Postais do Mundo e assim se mantiveram até à primeira década do Século XXI. Começavam então a implementar-se as decisões tomadas em Bruxelas sobre a liberalização total dos Serviços Postais, decisões transpostas para a Legislação Nacional por Governos da República Portuguesa que não souberam, nem quiseram. defender os interesses nacionais e sobretudo os dos Cidadãos.

Foi entâo que os Utentes começaram a ser designados por "Clientes" e, começou a acção de destruição da qualidade dos serviços prestados. o encerramento de Estações de Correios, a tentativa de supressão de direitos e regalias dos trabalhadores e a redução do número dos mesmos. Hoje os factos não deixam lugar a quaisquer dúvidas, com vista à Privatização dos CTT. Privatização primeiro proposta por um Governo de José Sócrates/PS e concretizada pelo Governo PSD/CDS liderado por Passos Coelho que, criminosamente, privatizou os CTT.

OS(AS) TRABALHADORES(AS) CTT ESTÃO DE PARABÉNS MAS ELES(AS) E OS UTENTES
DOS SERVIÇOS DOS CTT TÊM RAZÕES PARA FESTEJAR? VEJAMOS...

• A supressão contínua de postos de trabalho e venda de património construído dos CTT? O desgaste físico e psíquico provocado pelo excesso de trabalho e prolongamentos abusivos (sem pagamentos e sob coacção e ameaça) dos tempos de trabalho?

• A Gestão da Empresa a chorar míseros aumentos salariais nas mesas de negociação — propôs 0% de aumento salarial em 2020 quer para a empresa mãe quer para as empresas do grupo - e a salvaguardar futuros pagamentos de lucros aos accionistas? Os alegados "prémios" e progressões profissionais que ninguém vê?

• A gestão irracional da reduzida força de trabalho, ordens contraditórias ao minuto e serem responsabilizados por erros cuja responsabilidade é da má gestão?

• Os trabalhadores dos balcões a serem tratados como carne para canhão? Os trabalhadores dos balcões, de carreira, incluindo chefias que executam serviço postal e bancário a ganharem menos que recém-contratados que vieram de fora? Chefes de loja com provas dadas que de repente são exonerados e substituídos por gente que veio da banca e que percebe tanto de correios como de astronomia?

• Carteiros que são obrigados a prolongarem os seus horários de trabalho sob ameaça de processo se trouxerem correio para trás? Carteiros e TNG's a quem hoje obrigam a fazer mal o seu trabalho? Os mesmos que têm que dar a cara todos os dias pelos problemas sistemáticos no atendimento e na distribuição de correio? Chefias de Estações de Correio e de CDP's sem meios humanos que lhes permitam fazer melhor?

• Trabalhadores que vêem denegados acidentes de trabalho/serviço? Não terem Serviços de Saúde e Segurança no Trabalho fiáveis? Serem tratados como criminosos quando, levados a isso por uma gestão negreira do trabalho, são obrigados a não trabalharem e ficarem na situação de ausência por doença? Trabalhadores vítimas de processos disciplinares por flagrante delito de opinião nas redes e não só?

E OS UTENTES/CLIENTES, VAO FESTEJAR O QUE?

• Receberem o seu correio sistematicamente atrasado? Verem-se prejudicados nas suas vidas pessoais e profissionais por tais atrasos? Verem reduzidos os pontos de acesso à Rede Postal Pública obrigando-os assim a calcorrearem quilómetros para encontrarem uma Estação de Correios ou Marco Postal?

• Passarem horas em filas dos serviços postais nas Estações de Correios porque o pouco pessoal é desviado para os balcões dos serviços bancários? Serem destratados porque reclamam da qualidade dos serviços e obterem respostas ínvias às suas reclamações quando as recebem? Sentirem-se coagidos a comprarem lotarias/raspadinhas e quejandos só para serem simpáticos aos trabalhadores que por sua vez são coagidos a pressioná-los paras comprarem tais produtos?

EM SUMA, TRABALHADORES E UTENTES/CLIENTES A FESTEJAREM O QUE?

• O DESRESPEITO PARA COM TODOS ELES?

• A DESTRUIÇÃO DA QUALIDADE E DA ESTRUTURA DOS CTT?

• O FUTURO DOS CTT QUE ESTÁ A SER COMPROMETIDO, SÓ PARA QUE OS ACCIONISTAS ENCHAM FUTURAMENTE OS BOLSOS?

Na certeza de que havemos de recuperar o orgulho nos CTT e vermos reposta a qualidade do serviço prestado e termos resposta às legítimas aspirações e direitos dos trabalhadores e utentes/clientes, VIVA OS TRABALHADORES E OS UTENTES/CLIENTES DOS C1-17

RENACIONALIZA ÃO DOS CTT, JÁ!

SNTCT - A força de continuarmos juntos!