Grupo de Trabalho da ACT vai acompanhar cumprimento dos direitos dos motoristas de mercadorias

Grupo de Trabalho da ACT vai acompanhar fiscalização do sector rodoviário de mercadorias 649Vai ser constituído um um Grupo de Trabalho, no âmbito da ACT, com a participação da FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes, para acompanhamento da intervenção e fiscalização no sector rodoviário de mercadorias, nomeadamente, no que diz respeito ao cumprimento dos direitos dos motoristas inscritos no Contrato Colectivo de Trabalho e no Acordo-quadro de cargas e descargas.

Informação da FECTRANS:

Resultado da reunião com MIH e ACT

Ontem [terça-feira, 15 de Setembro] teve lugar no Ministério das Infraestruturas uma nova reunião com a presença da Inspectora Geral da ACT, para discussão da intervenção desta entidade na fiscalização do sector rodoviário de mercadorias.

Fez-se uma abordagem dos casos anteriormente apresentados, ficando a ACT de enviar, brevemente, um relatório actualizado sobre as acções inspectivas realizadas.

Foi reiterada a necessidade de intervenção para penalizar as empresas que exageram no número de horas extraordinárias realizadas ao abrigo da cláusula 61ª do CCTV em vigor e combater as situações de cargas e descargas efectuadas pelos motoristas, contrariando o CCTV no que se refere às funções do motorista;

Com o objectivo de um controlo eficaz sobre o cumprimento integral do CCTV, consideramos ser necessário retomar as reuniões com a Autoridade Tributária e a Segurança Social;

Pelas questões colocadas e tendo em conta que é necessário credibilizar a negociação colectiva, o Estado tem que intervir através das entidades inspectivas com regularidade e com eficácia.

Demonstrámos que algumas intervenções efectuadas não são eficazes, já que os inspectores ouvem os patrões e concluem que não há irregularidades. É preciso ouvir os trabalhadores e não pôr no relatório que foram ouvidos, quando isso não aconteceu conforme podemos demonstrar.

Uma das conclusões da reunião foi a constituição, no âmbito da ACT, de um Grupo de Trabalho, para acompanhamento destas matérias, em que estaremos presentes e a primeira reunião será realizada no dia 13 de Outubro.

Ontem também foi realizado pelo STRUP/FECTRANS uma acção de contacto com os trabalhadores no Centro de Logística da Azambuja, onde durante o dia se falou e discutiu com os motoristas todas as questões que hoje se colocam na sua actividade, acção que terminou com um plenário dos trabalhadores que laboram naquele centro, promovido conjuntamente com o CESP – Sindicato do Comercio e Serviços, que contou com a presença da secretária geral da CGTP-IN.