INATEL: Concentração por aumento dos salários e cumprimento do Acordo de Empresa

inatel PROTESTO 20200729 640A administração da Fundação INATEL intente alterar unilateralmente os horários, de modo a não pagar o subsídio de turno, desde o início do presente mês de julho, a todos os trabalhadores que exercem funções em horário por turnos. Amanhã, quarta-feira, 29 de Julho, os trabalhadores farão uma concentração de protesto, a partir das 14:00 horas, frente à sede da Fundação, em Lisboa.

Comunicado de Imprensa da FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal

Trabalhadores da Fundação INATEL em luta dia 29/julho
Por aumento dos salários, pelo cumprimento do Acordo de Empresa e respeito pelos trabalhadores

Logo a partir de Fevereiro/2019, aquando da publicação do Acordo de Empresa (AE), após assinatura do mesmo em Dezembro/2018, a administração da Fundação INATEL tentou por diversas vezes não pagar o subsídio noturno devido aos trabalhadores com a categoria de rececionistas, que exerciam o seu horário em período nocturno.

Agora, cerca de um ano depois, de estar a liquidar o subsídio de turno aos trabalhadores, intenta nova manobra, no objectivo de alterar unilateralmente os horários, de modo, alega a administração, a não pagar o subsídio de turno, desde o início do presente mês de julho, a todos os trabalhadores que exercem funções em horário por turnos.

Igualmente, ao contrário do que ficara acordado e assinado na “Declaração de Compromisso”, entre os Sindicatos e a empresa, não só a administração da Fundação INATEL não está a aplicar as normas do AE negociado com os Sindicatos da FESAHT (retribuição do trabalho noturno, trabalho por turnos ou o descanso semanal, entre outras situações) como tem sistematicamente recusado negociar salários para 2019 e 2020.

Apesar da insistência dos trabalhadores e da FESAHT/Sindicatos para reunir urgentemente e negociar, uma vez mais, a administração da empresa protelou, alterando a reunião para setembro/2020.

Os Trabalhadores estão cansados de esperar. Querem ver dignificado o seu trabalho e ver respeitados os seus direitos.

Assim, os Dirigentes, delegados e activistas sindicais e trabalhadores, junto com os seus Sindicatos/FESAHT, decidiram convocar uma concentração para o dia 29 de julho, a partir das 14:00 horas, frente à Sede da empresa, Calçada de Sant’Ana, nº 180, em Lisboa.

Pelas 14:30 horas irá ser realizada uma conferência de imprensa, a qual convidamos o vosso órgão de comunicação social a estar presente.