Grupo Pestana substitui refeição dos trabalhadores por sandes de pão de forma

sandes grupo pestanaO Hotel Pestana Alvor Praia (Grupo Pestana) substituiu as refeições dos trabalhadores por sandes de pão de forma, alegando uma suposta orientação da Direcção-Geral da Saúde. O Sindicato de Hotelaria do Algarve já pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho. O direito à alimentação em espécie foi uma conquista histórica dos trabalhadores da hotelaria e restauração, consagrado em todos os contratos colectivos de trabalho do sector negociados pelas estruturas sindicais afectas à CGTP-IN.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve:

GRUPO PESTANA APROVEITA COVID-19 PARA RETIRAR A ALIMENTAÇÃO AOS TRABALHADORES

Os trabalhadores do Hotel Pestana Alvor Praia foram surpreendidos, após a reabertura do Hotel Pestana Alvor Praia, depois de este ter sido encerrado em Março devido ao novo coronavírus (COVID-19), com a decisão da administração de deixar de fornecer as refeições, alegadamente com base numa suposta orientação da Direcção-Geral de Saúde, substituindo as refeições por miseráveis sandes de pão de forma.

Esta decisão, totalmente reprovável, do Grupo Pestana levou já o sindicato a pedir a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

O direito à alimentação em espécie, que o patronato vem retirando nos últimos anos em algumas empresas com o objectivo de aniquilar este direito irrenunciável, foi uma conquista histórica dos trabalhadores da hotelaria e restauração, que se encontra consagrado em todos os contratos colectivos de trabalho deste sector negociados pelas estruturas sindicais afectas à CGTP-IN.

Esta decisão ilegal e totalmente insensível por parte do Grupo Pestana, neste período particularmente difícil que os trabalhadores estão a viver, num quadro em que os seus rendimentos foram brutalmente reduzidos, torna ainda mais claro a natureza exploradora dos grupos económicos e do patronato do sector do turismo, que não perdem uma oportunidade para aumentar a exploração e avançar na retirada de direitos aos trabalhadores.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela aos trabalhadores do Grupo Pestana para se sindicalizarem, unirem, organizarem e lutarem em defesa do direito ao fornecimento das refeições no local de trabalho, conforme está consagrado na contratação colectiva e pela melhoria dos salários e das condições de trabalho.