Acções de protesto por todo o país contra o banco de horas no Pingo Doce

pingo doce alcântara 640O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços realizou, hoje, acções em várias lojas do Pingo Doce, por todo o país, para denunciar o logro que é o referendo para o banco de horas na empresa. A Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, participou na iniciativa que decorreu junto à loja de Alcântara em Lisboa.

O referendo sobre o banco de horas no Pingo Doce não é transparente, exclui os representantes dos trabalhadores de todo o processo e deve ser imediatamente anulado, considera o CESP, que alerta: Pode estar em curso uma "golpada" com consequências nefastas para os trabalhadores.

Nota de Imprensa do CESP:

Pode estar em curso uma golpada no referendo do banco de horas grupal do Pingo Doce com consequências nefastas para os trabalhadores

O Pingo Doce não informou os trabalhadores do dia, hora e local de voto de cada um dos trabalhadores, nem solicitou a presença de representantes dos trabalhadores para monitorizar e acompanhar o processo, bem como para recolher e contar os votos.

O Pingo Doce não informou os sindicatos representativos dos trabalhadores sobre o número de trabalhadores com direito a voto – factor essencial para o apuramento dos resultados. Nem disse claramente quais os que vão exercer o direito a voto, sendo que alguns são trabalhadores com contrato a termo, para reforço de férias ou substituição de trabalhadores ausentes. Todos sabemos que a votação destes trabalhadores se anula com a sua saída da empresa. Como pretende o Pingo Doce agir? Novamente com falta de transparência?

O Pingo Doce ameaça os trabalhadores que votarem “Não” de que não mais receberão prémio. Como sabe o Pingo Doce que os trabalhadores votaram Não?

Porque tem o Pingo Doce medo que os representantes dos trabalhadores acompanhem o processo de votação?

Porque tem o Pingo Doce medo de dizer claramente aos representantes dos trabalhadores o dia, hora e local da votação de cada local de trabalho?

Porque afirma o Pingo Doce que quem vota não deixará de receber prémio? Será que o voto não é secreto? Porque têm os trabalhadores de usar os seus dados pessoais para entrar na plataforma e posteriormente exercer o voto?

Como podem os trabalhadores e o CESP ter a certeza que a dita plataforma não vai registar o voto de cada um dos trabalhadores, colocando em causa a confidencialidade do voto?

Este processo de votação para referendar o Banco de Horas Grupal no Pingo Doce (lojas, cozinhas centrais e fábrica de massa fresca) e nos armazéns de distribuição da Jerónimo Martins não é transparente, deve ser anulado e às autoridades competentes, nomeadamente a ACT e o Ministério do Trabalho, têm de intervir para a reposição da legalidade.

O Pingo Doce/Jerónimo Martins comunicou aos seus trabalhadores e ao CESP que vai realizar entre os dias 16 de Julho e 3 de Agosto o referendo para o Banco de horas Grupal.

Este processo, na opinião do CESP, não é transparente, exclui os representantes dos trabalhadores de todo o processo e deve ser imediatamente anulado.

pingo doce boavista 640
Acção de protesto contra o o banco de horas no Pingo Doce de Alcântara

O CESP realizou acções de denúncia por todo o país, hoje, com a presença da Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, na loja de Alcântara em Lisboa.

Aveiro: Loja de Santa Maria da Feira – Cláudia Pereira: 925605745

Braga: Loja na Urbanização do Pachancho, Braga – Ana Paula Rodrigues: 967877099